Comemoração dos 50 anos da Tropicália

Juliana Linhares + Mihay + Salgado Maranhão no Gabinete de Leitura com participação de Hélio Moulin. Para comemorar os 50 anos da Tropicália o Gabinete de Leitura Guilherme Araújo apresentará uma série de encontros poético-musicais ao longo de 2017

 

Foto: Divulgação

Nos dias 26 e 27 de abril (quarta e quinta-feira), a partir das 19h30, acontece a terceira etapa do ciclo de encontros “Somos Tropicália – 50 anos do movimento“, no Gabinete de Leitura Guilherme Araújo, em homenagem ao cinquentenário da Tropicália. O projeto, sob coordenação, curadoria e produção do jornalista Rafael Millon e do poeta Paulo Sabino (também jornalista), é realizado em parceria com o Gabinete de Leitura Guilherme Araújo, e estreou oficialmente em fevereiro, reunindo a cantora Mãeana, o músico e compositor Bem Gil, e o poeta e agitador cultural Jorge Salomão. E em março o evento recebeu os cantores e compositores Lila e Matheus VK junto com o ator e poeta Eber Inácio, sempre em duas noites.

Neste mês de abril o projeto tem como participantes a cantora e atriz Juliana Linhares, destaque na cena da música independente. O músico, cantor e compositor Mihay, que possui um trabalho solo com parcerias de artistas que vão de João Donato a Mariana Aydar, passando por Kassin e Chico César, entre muitos outros. O poeta e compositor Salgado Maranhão, vencedor do prêmio Jabuti em 1999 e em 2016, e com mais de 50 canções gravadas por nomes como Elba Ramalho, Ney Matogrosso, Paulinho da Viola e outros. Acompanhados pelo músico violonista Hélio Moulin, o quarteto prepara uma apresentação inspirada nas músicas e poesias tropicalistas, que ganharão suas assinaturas em arranjos e interpretações. 

Foto: Divulgação

As surpreendentes e eletrificadas apresentações de Caetano Veloso e Gilberto Gil no Festival da TV Record de 1967 são consideradas o marco inicial do movimento na música, que se consolidou com a gravação de “Tropicália Ou Panis Et Circenses”, álbum-manifesto lançado no ano seguinte. Os encontros ocorrerão, justamente, no primeiro andar da casa onde morou o irreverente e festivo Guilherme Araújo, célebre empresário e produtor musical dos baianos no final da década de 60, considerado uma espécie de co-criador do movimento. Por vontade do próprio Guilherme, após sua morte a casa foi transformada em gabinete de leitura, funcionando também como centro cultural. De maneira informal, o Gabinete de Leitura Guilherme Araújo deu início a essas comemorações nos dias 26 de janeiro e 02 de fevereiro, com as apresentações da cantora e compositora Georgeana Bonow, que dividiu ambas as noites com o poeta, letrista e filósofo Antônio Cícero.

Em maio o projeto receberá a cantora, compositora e atriz Letícia Novaes, o tecladista e compositor Arthur Braganti e o poeta Luis Turiba. Sempre com entrada franca. 

 

Fan Page: www.facebook.com/somostropicalia/

Evento: www.facebook.com/events/1881892262099199/

 

Serviço

Gabinete de Leitura Guilherme Araújo

SOMOS TROPICÁLIA – 50 anos do movimento

Abril: com Juliana Linhares, Mihay, Hélio Moulin e Salgado Maranhão / Pocket-show e leitura de poesias

Dias 26/04 (4ª-feira) e 27/04 (5ª-feira)

A partir das 19h30

Rua Redentor, 157 Ipanema

Tel infos. 21-2523-1553

Entrada franca c/ contribuição voluntária

Lotação: 60 lugares

Classificação: livre

www.facebook.com/somostropicalia/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *