Comemoração do Dia Nacional do Choro

120 Anos De Pixinguinha – 100 Anos De Carinhoso

 

Foto: Divulgação

No dia 23 de abril, Dia Nacional do Choro, o Rio de Janeiro vai flutuar ao som de muita música com a maior reunião de instrumentistas em torno de um ritmo genuinamente brasileiro, o choro. A data será comemorada em grande estilo no evento organizado pelo Movimento Choro Suburbano da Leopoldina formado pelos músicos Marcio Vinhas, Cenira Santos, Paulo Santos, Ulisses Conte, Mestre Siqueira e Zelão do Cavaco.

Serão quinze horas dedicadas ao ritmo, que é o pai do samba e o avô da bossa nova. Este ano a homenagem marcará também os 120 anos do Maestro Pixinguinha e os 100 anos de um dos seus choros mais famosos, Carinhoso (Pixinguinha e Braguinha).

A programação começará de manhã em frente à casa de Pixinguinha, depois haverá uma homenagem a Paulo Moura e Pixinguinha na estação de trem em Ramos e, em seguida, sairá o tradicional Trem do Choro da Central do Brasil.

Para terminar show na Lona Cultural João Bosco, em Vista Alegre, com Hamilton de Holanda, Zeca do Trombone, Nelson Sargento, Márcio Vinhas, Sombrinha, Zé da Velha, Silvério Pontes, Velha Guarda Show da Imperatriz Leopoldinense e muitos outros.

 

7 horas – Benção Pixinguinha. A abertura do Dia Nacional do Choro começará em frente a casa onde morou Pixinguinha, em Ramos. Os instrumentistas vão interpretar Carinhoso e será lido um manifesto pela valorização do subúrbio e sua cultura.

 

8 horas – Placa Pixinguinha/Paulo Moura. Os dois maestros, referência cultural nacional e especialmente ao gênero choro, serão homenageados com uma placa comemorativa na Estação de Ramos – bairro onde os músicos moraram. Ano passado, o bandolinista Joel Nascimento também recebeu a mesma homenagem na Estação Penha Circular.

 

9 horas –Trem do Choro – Concentração na Central do Brasil

 

10 horas – Saída do Trem do Choro. O evento, em sua quinta edição, realizará uma viagem literalmente musical com execução dos clássicos do choro. Para embalar esse passeio lúdico, em cada vagão, um grupo de chorões. Já estão confirmados: Choro Samba & Cia, Choro Suburbano, Regional Ernesto no Choro, Josias Nunes e os Chorões e Pexin Budega. Destino: Estação Penha Circula.

 

12 horas – Na Penha Circular os músicos fazem a Primeira Carreata do Choro a São Jorge e Pixinguinha até a Lona Cultural João Bosco. Vale lembrar que as caronas solidárias serão bem vindas.

 

13 horas às 22 horas – Show em homenagem ao Dia Nacional do Choro na Lona Cultural João Bosco, em Vista Alegre, com os maiores representantes do gênero: Hamilton de Holanda (padrinho do Tem do Choro), Antônio Rocha, Zé da velha e Silvério Pontes, Zeca do trombone, Sombrinha, Escola de Choro AMC da Baixada, Nelson Sargento, Velha guarda show da Imperatriz Leopoldinense, Paulo Santos e Movimento Coletivo Choro Suburbano.

 

 

Serviço:

Dia Nacional do Choro

 

23 de abril de 2017

Das 7 às 22 horas

 

7 horas: Casa de Pixinginha – Rua Pixinguinha, 7 – Ramos

8 horas: Estação de Ramos

10 horas: Trem do Choro – Estação Central do Brasil

12 horas: Carreata do Choro – Estação Penha Circular

13 horas: Lona Cultural João Bosco – Avenida São Félix, 601 – Vista Alegre

 

Entrada Franca

Classificação etária: Livre

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *