Ivie Rhein dá dicas de como curtir a Páscoa sem exageros

A nutricionista e atleta fisiculturista, Ivie Rhein, preparou este material dando dicas de como curtir a Páscoa sem ganhar quilos extras

  

Foto: Edna Rocha

A Páscoa ou Domingo de ressurreição é um feriado religioso que celebra o renascimento de Jesus Cristo. O feriado relembra a passagem de Cristo na terra, sua morte e ressurreição para os cristãos, a liberdade da escravidão do Egito para os judeus. Realizada quarenta dias após as festas do carnaval, quaresma. É também um dos feriados mais importantes no Brasil, a festa vem repleta de celebrações e comidas saborosas e  muitos ovos de Páscoa. A fisiculturista, Ivie Rhein, atual campeã Overall NPC Women’s Physique, em Orlando, nos Estados Unidos, explica que até para eles é difícil resistir as saborosas delícias de chocolate.

O feriado da Semana Santa (http://portal.metodista.br/fateo/materiais-de-apoio/estudos-biblicos/um-estudo-sobre-a-origem-da-pascoa) desafia o ser humano a meditar sobre a vida e a morte, a fé e a esperança. Cada alimento tem um significado: Os ovos de chocolate simbolizam a renovação da vida (ressurreição). Os coelhinhos, devido a sua grande capacidade de gerar filhotes, traduzem a fertilidade. O cordeiro representa o sacrifício de Cristo pelos homens, ou seja redimir os pecados do mundo. A colomba pascal, bolo ou pão doce em formato de pomba, sinaliza a Paz e a presença do Espirito Santo. O Pão, simboliza o corpo de Jesus Cristo. O Vinho representa o sangue de Cristo, por ter sido servido na última ceia. O peixe (bacalhau) contribui para limpar o interior humano e simboliza a vida e a fé das pessoas em Jesus Cristo (https://www.significados.com.br/peixe-na-pascoa/).

 

Será que é possível resistir as delícias do domingo de páscoa?

 

Foto: Divulgação

A nutricionista que não quer pagar penitência, fazendo jejum e ter que lidar com a frustração de ver seu peso subir, decidiu listar a melhor forma de aproveitar as delícias que são consumidas no feriado da Semana Santa, sem arrependimentos.

 

  • Saber escolher o chocolate, evitem o chocolate ao leite, ele é rico em gorduras saturadas e açúcar, então prefira os chocolates amargo e meio amargo, pois o conteúdo de flavonoides (antioxidantes) é maior. Não esqueça que o diet é tão calórico quanto o tradicional, só não tem açúcar. A quantidade ideal é 30g de chocolate por dia, o equivalente a um bombom pequeno ou 4 quadradinhos de uma barra.
  • A Páscoa é celebrada em um só dia, no domingo, então antes disso você não precisa comer nenhum ovo de chocolate, não se apresse abrindo chocolates no sábado.
  • Na hora do almoço comece com um prato cheio de salada e prefira vegetais cozidos no vapor ou refogados, reduza a quantidade de carboidratos, como massas, arroz e batatas e dê preferência aos peixes, comuns nessa época. Outra dica é evitar repetir. Contente-se com o que você pegou da primeira vez e não exagere.
  • Não coma sobremesa, lembre-se que os ovos de páscoa já são doces e não precisa comer os dois.
  • Não deixe de fazer um exercício, caminhe com a família, ou aproveite para andar de bicicleta, o importante é manter-se ativo.
  • Não deixe de beber água, consuma álcool com moderação. A água hidrata o corpo e ajudar a eliminar toxinas, já as bebidas alcoólicas são muito calóricas, uma taça de vinho ou uma cerveja contém cerca de 200kcal.

 

 

“E se não deu para resistir a um delicioso ovo de chocolate, ou as outras maravilhas da Páscoa, não se martirize. Lembre-se que depois de um domingo sempre vem uma segunda-feira para recomeçar a dieta e correr atrás do prejuízo”, conclui a atleta.

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