Inscrições abertas para palestra sobre Febre Amarela

Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para a palestra gratuita sobre Febre Amarela, que será realizada no dia 18 de abril, às 15h, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. No evento, a geriatra Roberta França abordará a prevenção, os sintomas e os tratamentos.

Com base no site https://www.bio.fiocruz.br/index.php/febre-amarela-sintomas-transmissao-e-prevencao , a febre amarela é uma doença infecciosa, causada por vírus transmitido por vetores artrópodes. Os sintomas são febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. Quando a doença estiver mais grave pode aparecer após um breve período de bem-estar, uns dois dias, em seguida podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.  
 
A transmissão ocorre nas Américas do Sul e Central, alguns países da África, http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/svs/febre-amarela, o  site explica que a doença geralmente é transmitida por mosquitos em áreas silvestres ou urbanas (disseminação em áreas urbanas infestadas por Aedes aegypti ). Os macacos podem desenvolver a febre amarela silvestre de forma inaparente.
 
Evite a doença sem ferir um animal inocente!
 
 
Foto: Edna Rocha

Para se prevenir deve ser evitado o acúmulo de água parada em recipientes destampados,  aplicação de inseticida através do “fumacê”,  devem ser tomadas também medidas de proteção individual, como a vacinação contra a febre amarela, especialmente para aqueles que moram ou vão viajar para áreas com indícios da doença.

 
OS MACACOS NÃO TRANSMITEM A FEBRE AMARELA,  eles são vítimas da doença e ainda por cima não existe um método de prevenção desta mazela para essas espécies. Eles ainda servem de alerta na hora de prevenir a população, pois ao ser encontrado doente ou morto, os profissionais de saúde poderão saber, se o vírus da febre amarela está circulando na área. (http://www.dive.sc.gov.br/conteudos/zoonoses/publicacoes/Febre_amarela_informacoes_para_populacao.pdf ). 
 
 
 
Serviço:
 
Palestra gratuita sobre Febre Amarela
Local: Drogaria Galanti
Endereço: Av. Nossa Senhora de Copacabana 656, Loja 13 – Copacabana
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail contato@cantinhodageria
Valor: GRATUITA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *