“A Falecida”, de Nelson Rodrigues em Ipanema

Foto: Google Imagens

O coletivo OS QUERIDOS DE GUILHERME, formado a partir de Oficinas Práticas de Teatro no Gabinete de Leitura Guilherme Araújo, localizado na casa onde o célebre empresário e produtor morou em Ipanema, apresenta a leitura dramatizada da peça “A FALECIDA”, de Nelson Rodrigues, no dia 15/03, quarta-feira, às 20h, no Gabinete de Leitura Guilherme Araújo, em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Com direção de Alexandre Lino, o texto será lido pelos atores do elenco do coletivo Queridos de Guilherme: André Martins, Rafael Millon, Rose Firmino, Simone Vidal e Stella de Paula, com as participações especiais da atriz e coordenadora do grupo Rose Abdallah, e dos atores convidados Anna Sant’ana (Um dia Qualquer e Casa de Bonecas), Roberto Lobo e Tom Pires (Chica da Silva – O Musical). A leitura contará, também, com a luxuosa colaboração do premiado diretor musical, Alexandre Elias. 

Considerada um marco na dramaturgia do autor, a tragédia “A Falecida” foi encenada pela primeira vez em 1953, e traz a história de Zulmira (Rose Abdallah), uma típica mulher do subúrbio carioca, ambiente que dali pra frente Nelson passaria a retratar, explorando o cotidiano vulgar dos brasileiros com certo escárnio e com a sórdida ironia característica de sua obra. A personagem, que sofre de tuberculose e se mostra uma pessoa frustrada no casamento e na vida, sonha com um enterro luxuoso. Sem suportar mais o julgamento dos vizinhos, sua ambição é, ao menos na morte, causar inveja a todos. Sobretudo à sua prima, a misteriosa Glorinha, que também sofre de uma doença grave e é a única testemunha da traição de Zulmira.

 

Foto: Divulgação

SERVIÇO:
Coletivo de Teatro Os Queridos de Guilherme

Leitura Dramatizada de “A FALECIDA”, de Nelson Rodrigues

Local: Gabinete de Leitura Guilherme Araújo – Rua Redentor, 157 – Ipanema
Tels: (21) 2523.1553
Data: 15 de fevereiro – quarta-feira
Horário: 20h

ENTRADA FRANCA (sujeita à lotação)

Classificação livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.