O Caminhos da Reportagem mostra o “lado B” dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro

Mirian Duarte/ Musa da Vizinha Faladeira
Foto: Edna Rocha

O programa Caminhos da Reportagem, que vai ao ar nesta quinta (dia 23), na Tv Brasil, às 20h30, vai mostrar o dia a dia de cerca de 60 escolas de samba que se apresentam na Avenida Intendente Magalhães, no bairro de Campinho, no subúrbio da cidade do Rio de Janeiro. São escolas bem menores do que aquelas que a gente se acostumou a ver na TV, mas muitas delas fazem parte da história do Carnaval carioca como a pioneira Vizinha Faladeira que, este ano, celebra 80 anos de seu primeiro título.

Os recursos para colocar o carnaval na rua são muito menores do que o das grandes escolas de samba do Grupo Especial. Para as agremiações que desfilam na Intendente Magalhães o jeito é usar a criatividade, reciclar  e contar com a solidariedade e a ajuda das coirmãs. É o caso da Império Ricardense, que desfila no Grupo E, sexta divisão do samba.

Marly Lima Gomes Diretora da ala das baianas da Sereno de Campo Grande
Foto: Divulgação

O sonho de todas as escolas é pisar na Passarela do Samba. Para não desanimar, é preciso que o sonho seja conjunto, de toda uma comunidade. É a força desses moradores, muitas vezes de bairros carentes da cidade do Rio, que garante a sobrevivência da agremiação, como no caso da Sereno de Campo Grande, que toda semana reúne em sua quadra, gente que é apaixonada pela escola e que faz de tudo para que ela continue de pé.

Essa ligação de escolas com as comunidades é tão forte que é capaz de fazer algumas escolas de samba renascerem. A Tupy de Brás de Pina “enrolou a bandeira” por muitos anos, ou seja, encerrou suas atividades. Mas agora volta, cheia de garra, graças à união entre a nova Geração e a Velha Guarda.

A estrutura dessas escolas é pequena, muitas nem cobram as fantasias dos componentes. O desfile acontece no meio da rua e não é televisionado. Nada disso, porém, impede que a festa aconteça.

 

Serviço:

Caminhos da Reportagem – “O Lado B do Carnaval”,
Dia: quinta-feira, dia 23, às 20h30
TV Brasil

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: