Uniabeu oferece atendimento à pessoa que vive com o vírus HIV

Objetivo é acolher, orientar e estimular a autonomia

 

Acyr Maia Foto: Divulgação
Acyr Maia
Foto: Divulgação

O Serviço de Psicologia Aplicada do Centro Universitário Uniabeu (SPA/Uniabeu) oferece, a partir de fevereiro de 2017, atendimento a pessoas que portadoras do vírus HIV. O projeto prevê o acolhimento de 50 pacientes por semana, que contarão com a atenção e o envolvimento de dez alunos do 10º período de Psicologia, supervisionados pelo autor do projeto, professor Acyr Correa Leite Maya. 

Segundo o professor Acyr Maya, o objetivo da iniciativa da Uniabeu é estimular as pessoas que vivem com HIV na construção da sua autonomia, por meio da troca de informações e da reflexão para a ação. “O projeto se enquadra dentro da concepção da atenção básica ou primária em saúde com o suporte dos serviços especializados”. Ele ainda explica que o foco do serviço consiste em acolher essas vítimas. Maya conta que a metodologia utilizada será a “Roda de Conversa”. “É uma prática de ressonância coletiva que consiste na criação de espaços de diálogo, em que os participantes podem se expressar e, sobretudo, escutar os outros e a si mesmos”, comenta. 

Ele diz que manter um canal de conversa é fundamental, pois o preconceito impede as pessoas de realizarem o teste.  “O adoecimento em si gera um impacto psicológico que pode ameaçar o equilíbrio interno. Por essa razão os indivíduos desenvolvem um quadro denominado de crise, que afeta todos os setores de vida”.  

Para participar do “Projeto do Positivo”  basta fazer a inscrição através do site da Uniabeu no link http://www.uniabeu.edu.br/cadastrospa.php ou ligar para 2104-0450 ramal 468. Os atendimentos acontecem com hora marcada e em salas preparadas de acordo com as normas do Ministério da Educação e do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Pelo serviço, é cobrada apenas uma taxa administrativa simbólica.

 

Serviço 

“Projeto Positivo”

Local: Serviço de Psicologia Aplicada da Uniabeu

Endereço: Rua Itaiara, 301, Centro, Belford Roxo

Horário: 8 às 20 horas

Inscrição: http://www.uniabeu.edu.br/cadastrospa.php ou telefone: 2104-0450 ramal 468

Valor: Taxa administrativa simbólica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *