Espetáculo de dança retrata o cotidiano do carioca

 ‘Corpossidade’ tem estreia no dia 24/11 na Arena Dicró  

 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Portus Cia de Dança estreia na primeira edição da Mostra de Dança da Juventude (MDJ) o espetáculo ‘Corpossidade’ que retrata o jeito de ser carioca. A apresentação acontece no dia 24/11 (quinta), às 20h, na Arena Dicró, no Complexo da Penha. 

Inspirado na “carioquice” de nascidos na cidade ou não, ‘Corpossidade’ questiona como é viver no Rio e como é esse tal jeito carioca de ser. Cinco dançarinos se apresentam em diferentes cenas que trazem para o palco a observação do movimento que vem das ruas. Desde as discussões políticas dos últimos anos, passando pela fé à maneira carioca, que mistura diferentes crenças e religiões, ao movimento do quadril que traz a musicalidade do funk, samba, jongo e do maxixe que estão enraizados expressão cultural da cidade. 

“O que é bacana é que conseguimos fazer um espetáculo que foge do estereótipo que fazem do “carioca”. Levamos para o palco a maneira como nos enxergamos e como queremos ser vistos”, destaca Marcela Brasil, coreógrafa e diretora da Portus Cia de Dança. 

Os movimentos harmônicos da dança fazem uma crítica à imagem distorcida de como o carioca é visto no exterior. Um das cenas traz uma cachoeira de mulheres que  representa a diversidade natural da cidade e, ao mesmo tempo, faz uma alusão da importância dos movimentos de empoderamento feminino cada vez mais fortes e organizados no Rio.  “O espetáculo é feito não só para quem nasceu aqui, mas para quem vive aqui. A identificação é imediata”, finaliza Marcela. 

 

 

Ficha técnica

Direção Geral: Marcela Brasil
Assistente de Direção: Daniele Noronha
Produção Executiva: Marcos Poubel
Intérpretes-criadores: Daniele Noronha, Gabriela Pereira, Isis Alves, Janine Messina, Layla Monçores, Mirian Miralles, Raissa Santos e Victor Cantuaria. 
Elenco: Gabriela Pereira, Janine Messina, Layla Monçores, Mirian Miralles e Victor Cantuaria
Colaborador de Pesquisa: Genilson Leite
Ensaiadora: Isis Alves
Música: Rodrigo Piccoli
Figurinos: Cecília Faria, Thaianny Theodoro e Pedro Machado.
Iluminação: Rafael Di França

 

 

Serviço:

‘Corpossidade’ da Portus Cia de Dança
24/11 (quinta) às 20h 
Arena Dicró: Rua Floripa Lobo, Penha.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: