Inspiração para ações esportivas em espaços públicos

Palestrante na IV Semana Internacional do Esporte Pela Mudança Social, Mônica Zagallo compartilhará insights e metodologia para o desenvolvimento de iniciativas sociais

 

Mônica Zagallo Foto: Divulgação
Mônica Zagallo
Foto: Divulgação

Comunidades, parques, praças e ruas. Escolas. A transformação possibilitada pelo esporte pode encontrar espaço em todos os lugares, e é para falar sobre isso que a coordenadora da área de disseminação da Fundação Gol de Letra, Mônica Zagallo, estará presente na IV Semana Internacional do Esporte Pela Mudança Social, realizada de 30/11 a 02/12, no Rio de Janeiro. A especialista apresentará a palestra “Mobilização Comunitária e Ocupação dos Espaços Públicos”, que integrará o painel “Movimento em Toda Parte”.

O conteúdo abordado por Mônica tem base no livro “Esporte em Comunidades: Disseminação Gol de Letra”, do qual é organizadora. A ideia é mostrar resultados de ações realizadas pela Fundação e, a partir do compartilhamento de informações e metodologia, inspirar e contribuir para o desenvolvimento de iniciativas similares. 

Entre as estratégias de ocupação do espaço público estão as Estações Esportivas, Ruas de Lazer, Giros Esportivos, Caminhadas, Festivais e Dias da Família, além de ações promovidas pela Gol de Letra em seis estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul e Distrito Federal). O projeto enxerga o esporte como mobilizador de atores sociais, uma vez que estimula o trabalho colaborativo, acolhe os interesses da comunidade e incentiva o respeito à diversidade. Para que esses resultados sejam obtidos, no entanto, é preciso que os equipamentos esportivos possibilitem uma prática com variedade de modalidades e contem com a participação dos moradores na sua gestão.

Mônica Zagallo realiza consultoria para instituições nas áreas de planejamento, avaliação e sistematização. A gestora possui vinte e três anos de experiência com projetos sociais, no poder público e terceiro setor, atuando na elaboração, implementação e gerenciamento de projetos para infância, juventude, família e comunidade. Mestre em Saúde Coletiva, terapeuta em Prática Sistêmica com a Família e ex-membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Família e Comunidade (GEPFC) – todos pela UNIFESP -, Mônica é também especialista em Arte-Educação, além de formada em Educação Física pela USP. 

 

 

Inscrições abertas

 

As inscrições para IV Semana Internacional do Esporte Pela Mudança Social já estão abertas e podem ser feitas no site http://www.rems.org.br/siems/. Gratuita, a programação conta com painéis, apresentações, debates e oficinas práticas, incluindo a presença de grandes nomes nacionais e internacionais ligados ao tema. O evento acontece de 30/11 a 02/12 e é promovido Rede Esporte pela Mudança Social (REMS), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Cooperação Alemã, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

O objetivo da iniciativa é abordar a relação entre esporte e desenvolvimento humano. Os palestrantes se apresentarão no Museu de Arte do Rio (MAR), enquanto as oficinas práticas serão realizadas na Escola Vicente Licínio Cardoso, também na região central da cidade. Serão 200 vagas para cada dia de programação no MAR. As 100 primeiras pessoas inscritas que chegarem ao local terão acesso ao auditório, enquanto as demais serão direcionadas a uma sala em que haverá transmissão simultânea das atrações. 

 

Já para as oficinas práticas, a primeira delas – “Pedagogia da Emergência: Uma Metodologia para Superação de Traumas” – terá 40 vagas. A segunda – “Treino Social” – disponibilizará 30 vagas, ambas na Escola Vicente Licínio Cardoso, nos dias 01 e 02/12 respectivamente, pela manhã. 

 

 

IV Semana Esporte Pela Mudança Social

 

30/11 a 02/12

Museu de Arte do Rio (MAR) – Praça Mauá, 5, Centro – palestras e paineis

Escola Vicente Licínio Cardoso – Rua Edgard Gordilho, 74 – Saúde – oficinas práticas

Programação completa e inscrições: http://www.rems.org.br/siems/

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: