Estúdio Móvel promove uma roda de capoeira no programa da TV Brasil

Apresentadora Liliane Reis joga capoeira com sues convidados no estúdio da atração

 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A capoeira mescla dança, esporte e jogo em uma combinação tipicamente brasileira. Para desvendar as muitas variações em suas propostas, o Estúdio Móvel reúne mestres expoentes nessa arte para um papo com Liliane Reisnesta quarta (26), às 18h30, na TV Brasil. Ícone na atividade no país, Mestre Camisa participa do programa e forma uma roda de capoeira no estúdio da atração.

Em cada região onde a capoeira se desenvolveu foram criados estilos e formas de se jogar. Por isso há várias vertentes, mas todas elas com uma única fonte africana que com o passar do tempo se tornou cada vez mais brasileira. O Estúdio Móvel recebe Mestre Manoel e Adenilson Sombrão que falam sobre essa diversidade.

Resistência cultural dos negros escravizados, sistema de defesa dos quilombos, vilã da ordem pública e esporte nacional, a capoeira é, hoje, um dos símbolos mais fortes do Brasil no exterior. Espalhada pelos quatro cantos do planeta como uma expressão cultural genuinamente afrobrasileira, a capoeira carrega todas essas camadas de significado e, através dos mestres, vai levando à frente uma tradição em constante renovação.

Para refletir sobre quem são essas figuras fundamentais nos grupos, a apresentadora Liliane Reis conversa ainda com um representante da capoeira de Angola, conhecido como mestre Manoel, que bate um papo com o Estúdio Móvel numa roda de capoeira cheia de bambas, no Cais do Valongo, berço de tantas artes negras, no Rio de Janeiro.

Serviço

Estúdio Móvel – quarta-feira (26), às 18h30, na TV Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *