Espetáculo “Depois da terceira onda”, de Jarbas Albuquerque, estreia dia 19 de outubro no CCJF

Inspirado no documentário Lesson Plan – A História da Terceira Onda – texto discute de maneira poética as possíveis “microditaduras sociais”

 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

A Abrupta Cia. de Teatro estreia dia 19 de outubro o espetáculo “Depois da Terceira Onda”, de Jarbas Albuquerque, no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), Centro do Rio de Janeiro.  Com sessões as quartas e quintas-feiras, 19h, a peça buscou inspirações no documentário Lesson Plan – A História da Terceira Onda -, no filme alemão  – A Onda -, de Dennis Gansel, e, sobretudo na história do professor norte-americano Ron Jones, e surge da vontade dos artistas envolvidos em discutir os formatos de sistemas sociais e políticos vigentes.  
Na primavera de 1967, em Palo Alto, Califórnia (EUA), o professor Ron Jones recriou em uma sala de aula do ensino médio o ambiente nazi-fascista da Alemanha pouco antes da II Guerra Mundial. O que era para ser apenas uma aula de história sobre o totalitarismo, acabou se tornando um experimento que deixou lições inesquecíveis para todos, até os dias de hoje.  Durante uma semana de aula, o professor Ron Jones propõe um experimento a sua turma: Como parte de um estudo sobre Autocracia, transformar sua classe de 30 alunos em um verdadeiro movimento fascista. O objetivo desse experimento social  era demonstrar que mesmo sociedades democráticas não estão imunes à atração pelo fascismo. 

Começando com simples exercícios de como sentar-se apropriadamente nas carteiras, Jones passou a impor-se como uma figura autoritária em sala de aula. Os mais altos valores por ele defendidos passaram a ser comunidade, força e, sobretudo, disciplina. Por meio do desenvolvimento dessa experiência pedagógica, o professor conduziu questionamentos e posicionamentos acerca das condições do mundo da época e trouxe a tona fragilidade das relações humanas a respeito do poder e do pertecimento a algum tipo de grupalidade. 
Há quatro anos Jarbas Albuquerque coordena o núcleo de pesquisa LPC (Laboratório de Pesquisa Continuada) em que através de encontros semanais regulares desenvolve treinamento continuado da técnica de viewpoints junto a trabalhos corporais através da Yoga, Bioenergética, Suzuki, Sistema Laban, entre outros.

 

SINOPSE

 

O espetáculo conecta-se com um momento histórico brasileiro de extrema importância para a reestruturação sociopolítica do país. Mais do que isso, parece importante especular de maneira poética as possíveis “microditaduras sociais” existentes, bem como aguçar o olhar para a sombra de um regime tão assustador e inquietante.

                                                                      

 

FICHA TÉCNICA

Depois da Terceira Onda – Inspirado no documentário Lesson Plan – A História da Terceira Onda,  de Dennis Gansel

Dramaturgia e direção: Jarbas Albuquerque

Elenco: Adriana Perin, Daniel Bouzas, Henrique Guimarães, Ignácio Aldunate, Lu Lopes, Maíra Kestenberg, Samuel Vieira.

Assistente de direção, criação e direção de movimento: Paula Barbosa

Cenário: Gregório Rosenbusch e Mariana Meneguetti

Figurinos: Henrique Guimarães

Iluminação: Elisa Tandeta

Trilha sonora original: Federico Puppi

Fotografia: Paula Kossatz

Direção de produção: Luana Lessa

Realização: Abrupta Cia. de Teatro

Produção: Fluxus Produções Artísticas

Assessoria de Imprensa: Minas de Ideias

 

SERVIÇO

Estreia: 19 de outubro

Temporada: De 20 de Outubro a 22 de Dezembro.

Horários: Quartas e quintas – 19h

Local: Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF)

Endereço: Av. Rio Branco, 241- centro

Funcionamento da bilheteria: Terça a domingo, das 12h às 19h

Duração: 75min.

Classificação: Não Recomendado para menores de 14 anos

Preço: R$30,00 (inteira)/ R$15,00 (meia)

Gênero: Drama

Capacidade: 141 lugares

 

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: