O Jardim Oceânico, vai receber o “Amigos na praça”neste mês de outubro

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

A Praça do Pomar, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, vai receber várias atividades durante o mês de outubro.  O espaço verde, localizado no centro do Jardim Oceânico, será palco da primeira edição do Projeto Amigos na Praça, nos dias 8, 15, 22 e 29 de outubro, no horário das 9h às 14h, com entrada franca. 

Durante esses quatro finais de semana, atividades como troca de livros para crianças e adultos, contação de histórias, teatro de fantoches, musicalização, oficinas de estamparia e de brinquedos de sucatas vão se revezar no espaço, totalizando mais de 20 atividades recreativas. O evento tem patrocínio da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura e do Colégio Mopi, por meio de Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. 

Com mais de mil metros quadrados, a Praça Professor José Bernardino, mais conhecida como Praça do Pomar, na Barra da Tijuca, tem espaço de sobra para receber a programação do Amigos na Praça, que começa às 9h, com um Sebinho, que vai promover troca de livros infantis, mas também contará com um espaço diversificado para os adultos fazerem trocas de livros e de CDs.  No troca-troca, o livro vale uma ficha, que vale outro livro e, para participar, crianças e adultos devem levar livros em bom estado e sem rasura.  Uma área com tendas e cadeiras vai possibilitar que os pequenos leitores façam um test-drive literário.

Amigos na Praça foi criado por Christina Martins, a partir da sua experiência à frente do Sebinho nas Canelas, troca-troca de livros infantis, que marcou seu território na Praça Pio XI, no Jardim Botânico por dez anos. Junto com a jornalista Angela Tostes ela promoveu troca de livros e recreação infantil como forma de levar as crianças de volta ao seu primeiro espaço de sociabilização, as praças, que andavam abandonadas e ocupadas por moradores de rua. Através do site Amigas da Pracinha, eram apresentadas alternativas de lazer para os infantes e seus familiares.  Além do Sebinho e do Amigas, Christina é responsável também pelo Bloco da Pracinha que “concentra, mas não sai” há mais de dez anos na Praça Pio XI, no Jardim Botânico e já entrou para o calendário oficial da cidade como um dos melhores blocos voltados para o público infantil. “A proposta do Amigos na Praça é levar o cidadão para cuidar e usufruir da praça, com segurança e atividades culturais, como se fazia antigamente” – afirma Christina.

 

SERVIÇO

 

Amigos na Praça

 

Praça Professor José Bernardino (Praça do Pomar) – Barra da Tijuca

Dias 8, 15, 22 e 29 de outubro – 9h às 14h

Troca de livros, oficina de sucata, de horta caseira, recreação infantil

Para participar da troca de livros é necessário levar livros em bom estado

Faixa etária – 0 a 10 anos

Entrada Franca

Se chover, o evento será agendado em uma nova data.

Dia 15/10

9h – Sebinho (troca de livros)

10h – Gato Mia (oficina de sucata)

10h30 – Moleque Mateiro (oficina de horta caseira)

11h30 – Costurando Histórias

12h30 – Dudu, o Palhaço Cientista

 

Dia 22/10

9h – Sebinho (troca de livros)

10h – Gato Mia (oficina de sucata)

10h30 – Moleque Mateiro (oficina de horta caseira)

11h30 – Papa Vento (Teatro de Fantoches)

12h30 – Circo Macaco Prego

 

Dia 29/10

9h – Sebinho (troca de livros)

10h – Gato Mia (oficina de sucata)

10h30 – Moleque Mateiro (oficina de horta caseira)

11h30 – Cattia  Capistrano (Oficina Estamparia Artesanal)

12h30 – Dudu, o Palhaço Cientista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *