Premiado espetáculo “Bruxas da Escócia” estreia na Caixa Cultural do Rio

Montagem, adaptada e dirigida por Angelo Brandini, será apresentada nos dias 12 e 15 de outubro, às 11 e 16h

 

 

Foto: João Caldas
Foto: João Caldas

Um dos espetáculos infantis mais premiados nos últimos anos, “Bruxas da Escócia”, livre adaptação do clássico “Macbeth” (de William Shakespeare), assinada pela Cia Vagalum Tum Tum, dirigida por Angelo Brandini chega à cidade Do Rio de JaneiroSerão quatro apresentações na cidade, duas no dia 12 de outubro e duas no dia 15 de outubro, às 11h e às 16h, na Caixa Cultural, centro do Rio de Janeiro. Após a sessão das 11h do dia 15 de outubro, haverá um bate papo com o público presente no teatro. 

“Bruxas da Escócia” é a quarta adaptação de um clássico shakespeariano para crianças e seus acompanhantes, realizada pela Cia Vagalum Tum Tum – o grupo já transformou “Otelo” em “Othelito”, “Rei Lear” em “O Bobo do Rei” e “Hamlet” em “O Príncipe da Dinamarca”, todos os espetáculos premiados pela crítica especializada da cidade de São Paulo.

Foto: João Caldas
Foto: João Caldas

Tendo estreado em 2014, a montagem venceu em três categorias do Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2014 (antigo Prêmio Femsa): Melhor Espetáculo Infantil, Melhor Direção e Melhor atriz Coadjuvante (Christiane Galvan). Ganhou ainda o Prêmio APCA de Melhor Espetáculo com Texto adaptado e foi finalista do Prêmio Governador do Estado na Categoria Arte para Crianças.

 O espetáculo, adaptado e dirigido por Angelo Brandini, traz no elenco os atores, Christiane Galvan – responsável pela criação dos figurinos –, Anderson Spada, Erickson AlmeidaLayla RuizTereza Gontijo e Val Pires. Juntos no palco, o elenco executa também ao vivo as músicas originais do espetáculo, compostas pelo diretor musical Fernando Escrich.

Utilizando-se da linguagem do palhaço o espetáculo conta a saga de Macbeth, um valente general do exército escocês que vira o melhor amigo do rei. Apesar do tema denso e das tragédias do texto original, “Bruxas da Escócia” é contada de uma maneira engraçada, com músicas em clima de opereta e até mesmo truques de mágica.

 “Como a peça possui a maneira do palhaço de contar uma história, as batalhas são repletas de bofetadas e escorregões”, ressalta Brandini. Sobre as mortes presentes em Macbeth, o diretor utilizou-se de uma maneira leve, divertida e criativa para mantê-las no espetáculo: em “Bruxas da Escócia” os personagens são catapultados para o espaço infinito por meio de um belo truque de mágica. “Mas também não deixamos de falar sobre o poder, aproveitando esse momento que estamos vivendo”, lembra o diretor.

Angelo Brandini formou-se na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo, EAD/USP. É autor e diretor das peças “Masmorra”, “Vagalum Tum Tum”, “Queluzminha”, “Othelito” (Prêmio APCA, 2007 de Melhor Texto Adaptado) “Senhor Dodói” (Prêmio FEMSA 2008 de Melhor Texto Adaptado),  “O Bobo do Rei” (Prêmio FEMSA 2010 de Melhor Direção), “O Príncipe da Dinamarca” (Prêmio FEMSA  2011 de Melhor Texto Adaptado), “A Condessa e o Bandoleiro” (Prêmio São Paulo de incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2014 de Melhor Espetáculo Jovem) e “Bruxas da Escócia” (Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2014 de Melhor Espetáculo Infantil e Melhor Direção; Prêmio APCA de Melhor Espetáculo com Texto adaptado, indicado ao Prêmio Governador do Estado na Categoria Arte para Crianças).

A companhia surgiu em 2001 com o espetáculo homônimo Vagalum Tum Tum que contava a saga de um palhaço atrás de um vagalume.  O segundo espetáculo, Queluzminha, contava com dramaturgia de Marici Salomão e apresentava a história de dois palhaços em esquetes com técnicas “palhacescas” variadas e manipulação de objetos.  Em 2007 a companhia estreou Othelito, produzido e premiado pelo 11º Cultura Inglesa Festival como Melhor Espetáculo infanto juvenil.Othelito ganhou também os prêmios APCA e FEMSA 2007 de Melhor Texto Adaptado.  A Cia. Vagalum Tum Tum realiza palestras e oficinas de palhaço para crianças e adultos.

 

 

FICHA TÉCNICA

Texto e Direção: Angelo Brandini

Elenco: Anderson Spada: Bruxa, Mensageiro e Rebelde; Christiane Galvan: Lady Macbeth e Soldado; Erickson Almeida: Músico, Filho 2 e Rebelde; Layla Ruiz: Bruxa, Filho 1 e Rebelde; Tereza Gontijo: Macbeth; Val Pires: Bruxa, Rei e Soldado

Stand in: Rodrigo Freitas e Suzana Aragão

Direção Musical: Fernando Escrich

Preparação Corporal: VivienBuckup

Cenografia: Bira Nogueira

Iluminação: Wagner Freire

Figurinos: Christiane Galvan

Assistente de Figurinos: Mariana Lima

Sonoplasta: Vitor Osório

Operador de Luz: Giuliana Cerchiari

Costureira: Cleide MezzacapaHissa

Fotografia: João Caldas

Produção: Cia. Vagalum Tum Tum

Assistente de produção: Marina Mioni 

 

 

 

SERVIÇO

 

BRUXAS DA ESCÓCIA

 

Dias: 12 e 15 de outubro

Horários: 11h e 16h

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro – (Metrô: Estação Carioca) – Telefone: (21) 3980-3815

Classificação: Livre – Indicado a crianças a partir de 5 anos

Duração: 60 minutos

Capacidade: 135 lugares

Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 reais – Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.

Horário da Bilheteria: De terça-feira a domingo, das 10h às 20h

Link do teaser: https://www.youtube.com/watch?v=zvQb9CKNpyw

Acesso para pessoas com deficiência

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *