Atividades físicas são importantes no desenvolvimento das crianças

A psicopedagoda e psicomotricista da Neuro Saber Luciana Brites e a pedagoga Magda Asanete mostram os benefícios que uma boa brincadeira de criança proporcionam

  

Luciana Brites Foto: Divulgação
Luciana Brites
Foto: Divulgação

Quando nosso corpo funciona bem, nossa mente tende a seguir o mesmo caminho. Atividades físicas regulares são essenciais para uma boa saúde física, quanto mental. Além de possuir uma importância ainda maior no desenvolvimento das crianças.

A psicopedagoda e psicomotricista da Neuro Saber, Luciana Brites, explica que quando se pratica esporte o corpo é estimulado e acaba contribuindo para o melhor desenvolvimento do cérebro. Ela conta que várias pesquisas já vêm mostrando esse resultado, como estudos feitos na Universidade de Vrije, Amesterdã (Holanda).  “Foi constatado que o exercício físico possibilita um aumento do fluxo de oxigênio para o cérebro melhorando os níveis de neurotransmissores que reduzem o estresse e ainda melhoram o humor”.

Foto: Google reutilizável
Foto: Google reutilizável

Crianças que praticam atividades físicas estão aprimorando seus conhecimentos.  Luciana conta que quando esse menino ou menina corre, pula e brinca, estimula automaticamente o cérebro, o que contribui positivamente para o aprendizado. “Isso mostra que o corpo e o cérebro estão ligados e acabam desenvolvendo melhor habilidades sociais e de percepção”, conclui.

Ao longo dos anos, pesquisas têm mostrado que o hipocampo – uma região em forma de cavalo marinho, localizada dos dois lados do cérebro, essencial para as memórias de aprendizado e formação – se ativa  durante a prática de atividades físicas. A pedagoga Magda Asanete reforça a necessidade se manter ativa a prática desta ação, não apenas na vida do jovem, mas também do adulto. Porém, ela acredita que este desempenho com estudantes precisa ser dirigida por um professor. “Ele deve entender os alunos e tornar as atividades proveitosas e prazerosas”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *