Documentário resgata a trajetória de três lendas do vôlei nacional

Produção mostra a história do saque viagem e importância de atletas da década de 1980

Bernardinho Foto: Divulgação
Bernardinho
Foto: Divulgação

Em clima olímpico, a menos de um mês do início dos Jogos Rio 2016, a TV Brasil apresenta o documentário “Viagem, o saque que mudou o vôlei” neste sábado (9), às 18h na série Memória do Esporte Olímpico Brasileiro.

 

 

A produção recorda a épica trajetória de três grandes nomes do vôlei nacional na década de 1980: Montanaro,Willian e Renan. O filme ainda conta com o depoimento dos atuais treinadores das seleções masculina e feminina do esporte: Bernardinho e Zé Roberto.

 

 

 

 

Bernardinho, Marcus Vinícius e Bernard  Foto: Divulgação
Bernardinho, Marcus Vinícius e Bernard
Foto: Divulgação

Participar das Olimpíadas e ganhar uma medalha inédita na sua modalidade é inesquecível. O trio, ao lado de jogadores como Bernardinho, Marcus Vinícius e Bernard alcançou este feito nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984. A seleção brasileira conquistou a medalha de prata ao perder a final da competição para a norte-americana.

 

 

Outra proeza dessa geração foi popularizar uma forma de sacar a ponto de mudar um pouco o seu esporte. Foi exatamente o que fez Montanaro, acompanhado por Willian e Renan com o “saque viagem” naquela edição dos Jogos. Em poucos anos, todas as seleções olímpicas estavam sacando igual àqueles três brasileiros.

 

 

Ze Roberto Foto: Divulgação
Ze Roberto
Foto: Divulgação

Toda essa façanha incentivou que as novas gerações do país começassem a praticar vôlei no espaço em que antes só havia traves de futebol. Dirigido por Giuliano Aissa Zanelato, o documentário “Viagem, o saque que mudou o volei” recorda a carreira desses atletas que abriram caminho para a dimensão que o vôlei nacional alcancou hoje no Brasil.

 

Ficha técnica

Ano de estreia: 2013. Gênero: documentário.

Direção: Giuliano Aissa Zanelato.

Duração: 26 min.

Classificação Indicativa: Livre.

 

 

 

Serviço:

Memória do Esporte Olímpico Brasileiro – “Viagem, o saque que mudou o vôlei”

Sábado (9) às 18h00,

TV Brasil.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: