Pintor Antônio Veronese exalta a importância da arte para a humanidade

Aderbal Freire-Filho visitou ateliê do artista plástico na França

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

TV Brasil exibe a entrevista do artista plástico Antônio Veronese com o apresentador Aderbal Freire Filho no programa Arte do Artista, desta terça (28), à meia-noite. O diretor teatral foi até a França conversar com o pintor, radicado na Europa desde 2004. Na segunda parte da conversa, Veronese explica como a arte é essencial para a vida humana. O papo acontece nos arredores de Barbizon, região onde fica o ateliê do artista. “O filósofo alemão Friedrich Nietzsche disse que a gente precisa de arte para não morrer de realidade. Imagina se nós não tivéssemos a arte? A arte é o sal da terra. É ela que nos difere e nos torna humanos. Ela não é espontânea na natureza. A arte é produto da intervenção do homem”, analisa.

Arte_do_Artista_Antonio_Veronese_03Veronese é reconhecido pelas suas obras que retratam rostos, mostrando diversos sentimentos da alma humana. Durante o programa, ele afirma que pretende representar muitos outras faces nas suas obras, tal como fez o pintor francês Paul Cézanne com as maçãs, apresentando a fruta em diversos quadros.

Antes de se mudar para o continente europeu há 12 anos, Antônio Veronese desenvolveu um trabalho de reabilitação psicopedagógica com jovens em conflito com a lei no Rio de Janeiro. A iniciativa foi reconhecida mundialmente, principalmente através das pinturas do artista plástico inspiradas nas histórias desses infratores e que denunciavam a violência sofrida pelas crianças.


Serviço:

Arte do Artista – terça (28) para quarta-feira (29), à meia-noite, na TV Brasil.

http://tvbrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *