Aderbal Freire-Filho entrevista Antônio Veronese no Arte do Artista da TV Brasil

Arte e sociedade são alguns dos assuntos da conversa com o artista plástico radicado na França

Artista Aderbal Freire Filho e Antonio Veronese Foto: Divulgação
Artista Aderbal Freire Filho e Antonio Veronese
Foto: Divulgação

No segundo programa da nova temporada de Arte do Artista, nesta terça (21), à meia-noite, na TV Brasil, o apresentador Aderbal Freire-Filho vai até a França conversar com o artista plástico Antonio Veronese, radicado no país europeu desde 2004. No encontro, o pintor recorda sua trajetória profissional, debate sua produção artística e reflete sobre a obra de grandes autores.

O programa desta semana mostra a primeira parte do bate-papo realizado no atelier de Veronesse na cidade de Barbizon, onde o artista vive há 12 anos. Na região fica a floresta de Fontainebleau, um dos endereços míticos da pintura pré-impressionista. Desde 1830, o outrora lugarejo de lenhadores acolhe pintores em busca de inspiração na natureza ainda intacta. É o caso famoso de Jean-François Millet, cuja obra é marco do realismo mundial, e deThéodore Rousseau, considerado por alguns o precursor do Impressionismo.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A sede da exposição de Antonio Veronese é uma pequena galeria de arte em Barbizon. Durante a entrevista, o artista plástico conta para Aderbal que sempre teve o homem e a condição humana como centro de sua obra.

Ao falar sobre o processo de criação artística, Veronese destaca que uma obra finalizada possui muitas outras versões que foram deixadas para trás. Atualmente é possível documentar esta evolução com uma máquina fotográfica.

Ele lamenta que tudo o que foi feito antes desta tecnologia está perdido. Em sua análise, estas outras versões também tem riqueza cultural. Como exemplo ele cita o famoso quadro de Leonardo Da Vinci, a Monalisa. “Imagina poder ir ao Louvre e ver 300 imagens da Monalisa até chegar ao quadro final”, sugere.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nascido em Brotas, São Paulo, o artista plástico Antonio Veronese ficou conhecido por sua crítica à elite brasileira e por sua pintura nos anos 1980 e 1990, quando denunciou a violência contra detentos infantis no Brasil. Na época, com suas iniciativas pela inclusão social de crianças e jovens, foi convidado a integrar a Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas, em Genebra.

A segunda parte da entrevista de Aderbal Freire-Filho com o pintor Antônio Veronese vai ao ar na próxima terça-feira (28), à meia-noite, no programa Arte do Artista da TV Brasil.

Serviço:

Arte do Artista – terça (21) para quarta-feira (22), à meia-noite, na TV Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *