Atleta Isabela dos Santos conta com auxílio de amigos para se manter nas competições de Karatê

Bronze nos jogos pan-americanos de Toronto, uma vida dedicada ao esporte,  faz vaquinha para conseguir participar do campeonato sul-americano em Cartagena

Isabela dos Santos Foto: Paulo César Rega
Isabela dos Santos
Foto: Paulo César Rega

A karateca Isabela dos Santos, 25 anos, estudante de educação física, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto ano passado, bicampeã individual (2013/2014) e tricampeã por equipe (2011/2013/2015). Ela conta que desde que ficou sem patrocínio tem contado com o auxílio financeiro de amigos para se manter nas competições de karatê e este ano foi preciso recorrer a estas ajudas para disputar o Campeonato Sul-Americano, em Cartagena (Colômbia).

Isabela, professor Jaime Sobrinho e Danielle Lima Foto: Paulo César Rega
Isabela, professor Jaime Sobrinho e Danielle Lima
Foto: Paulo César Rega

Isabela conta que como o Karatê não é um esporte olímpico, fica mais difícil conseguir apoio para treinar e disputar torneios. Moradora de São João de Meriti, durante seis anos se preparou em Nilópolis, com o professor Jaime Sobrinho. Conquistou bolsa integral na UniSuam, após subir ao pódio em Toronto. “A próxima olimpíada, em 2020, será no Japão e estão ocorrendo negociações para que o esporte seja incluído nas competições”, complementa.

Integrante da seleção principal do Brasil desde 2013, treina com a técnica Lucélia Brosxe e já obteve vaga para o mundial da Áustria, em outubro.  A atleta faz treinamento físico de segunda a sábado, pois para alcançar pontuação, é fundamental vencer provas que valem ranking. Ela foi a única atleta mulher participante do campeonato pan-americano no Rio, em maio de 2013. A atleta  tem se preparado fisicamente, pois pretende encerrar a carreira com “chave de ouro”, nos Jogos Pan-Americanos, na cidade de Lima, Peru, em 2019.  “Vivo do esporte”, complementa emocioada.

Atualmente além dos auxílios que recebe de amigos, ela se mantém graças à Bolsa Atleta, do governo federal, e de contratos para representar as cidades de São Bernardo do Campo, em São Paulo, e Itajaí, em Santa Catarina, em torneios. “Tenho que estar disponível para atendê-los. No caso da UniSuam,  participo das competições universitárias, inclusive o Campeonato Mundial Universitário, em julho, na cidade de Manaus” .

Quem quiser colaborar pode entrar no link:

www.kickante.com.br/campanhas/patrocinio-para-sul-americano.

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista que vai te deixar informado sobre tudo que esta acontecendo na cidade do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: