Tratamento com hipnose promete superar traumas

Vítimas de agressão e abuso sexuais podem recorrer a terapia para curar os sintomas traumáticos

 

Ilustração da hipnose - Louis-Léopold Boilly (1826)
Ilustração da hipnose – Louis-Léopold Boilly (1826)

As recentes manifestações nas redes sociais sobre um caso de estupro levantou uma questão polêmica que relata os diversos casos de abusos contra mulheres. Centenas delas sofrem abusos físicos, psicológicos e emocionais diariamente. Para superar relacionamentos abusivos e situações traumáticas, psicólogos aplicam técnicas de hipnose clínica para ajudar as pacientes a superarem o estresse pós-traumático.

O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) resulta em altos índices de ansiedade. Ocorre quando a pessoa passa por alguma situação que coloque em risco ou perigo a sua própria vida, ou quando vivencia alguma cena real, ou relato de uma situação traumática com a presença de muito medo ou pavor. Tal situação geralmente provoca uma sensação de impotência ou horror e afeta principalmente a parte psicológica decorrentes de violência, agressões e ameaças.

A psicóloga Miriam Farias, especialista em hipnose clínica, explica que a terapia é focal e tem até 90% mais eficácia  que os métodos convencionais. Crianças e mulheres são as principais vítimas dos traumas decorrentes de situações de abusos, humilhações e até terror psicológico por parte dos agressores e está acompanhado muitas vezes de outros sintomas tais como a depressão, o pânico, dentre outros transtornos de ansiedade. E este transtorno faz com que a vítima fique presa à experiência ruim como se tudo fosse acontecer novamente.

A hipnose é uma técnica de atenção concentrada que muda o foco da atenção de uma situação negativa para uma experiência produtiva e positiva. Os profissionais recomendam uma sessão de psicoterapia por semana para minimizar os sintomas. Desta forma, o tratamento melhora a qualidade de vida dos pacientes, e acaba com os sintomas pós-traumáticos.

As experiências mais comuns que podem levar o indivíduo a desenvolver um quadro de Estresse Pós-Traumático (TEPT) são: – Catástrofes da natureza (enchentes, terremoto, vulcão, furação etc).

  • Assaltos

  • Sequestros

  • Assassinatos

  • Tortura

  • Acidentes graves (automóvel, avião, barco, no local de trabalho etc.)

  • Situação de guerra

  • Violência física, sexual ou emocional.

  • Notícia de doença grave

 

 

 

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: