Capa Comics agita a Baixada Fluminense na Feira dos Quadrinhos
Por: Nilber Ferreira

Nos dias 8 e 9 de abril, fãs dos quadrinhos marcaram presença no “Gibizeira”, do shopping Caxias. O evento reuniu os artistas das histórias em quadrinhos (HQs) da baixada fluminense. A exposição vai até dia 17 de abril.

Foto: Nilber Ferreira
O grupo Capa Comics é pioneiro da arte na região e promoveu a feira que fez o público viajar nos 147 anos dos HQs nacionais. Fundado em 2013 por João Carpalhau e Cristiano Ludgério que agregaram novos nomes do universo HQ. “Polly e Pumpkins”, de Cristiano Ludgero, é o marco inicial do Capa no mercado, traz a história de uma banda de rock de subúrbio em busca do sucesso na capital.
Outro destaque da trupe é “Detrito”, que conta a saga de um professor endividado que após um acidente radioativo se transforma em uma criatura do lixo. Detrito já tem uma animação, dublado por Ricardo Juarez, a voz de Johnny Bravo e Hellboy. Criado por João Carpalhau, 35 anos, quadrinista fã do herói Rocketeer da super mochila com foguetes.

Foto: Nilber Ferreira
Adeptos do “Cosplay”, muitas pessoas caracterizadas de personagens dos HQs, marcaram presença na festa. O estudante de publicidade e músico Erick Gonçalves, 20 anos, encarnou o “Arqueiro verde” e disse que curte a Liga da justiça e o Homem Aranha. E o filho de João Carpalhau, Arthur, de 8 anos, encarnou o pequeno “Batman”.
Segundo Carpalhau a baixada é um dos principais cenários de aventuras; deixando em evidência a criatividade dos artistas locais, assim estimulando a novos quadrinistas a inovarem.
O GIBIZEIRA foi épico! Nunca havia visto antes um evento no Rio destinado aos quadrinhos independentes com tamanho sucesso de público! Quero que haja outras edições como essa…