Celebração da Páscoa

Por: Nilber Ferreira

 

Arte: Fernanda Braz
Arte: Fernanda Braz

A páscoa é uma celebração judaica cristã que relembra a passagem de Cristo na terra, sua morte e ressurreição para os cristãos e a liberdade para os judeus. Realizada no final de março e início de abril, é uma data móvel quarenta dias após as festas do carnaval. Repleta de símbolos e tradições, a semana Santa oferece uma atmosfera de espiritualidade. A data desafia o ser humano a meditar sobre a vida e a morte e sobre a fé e esperança.

A figura de Jesus Cristo transcende as religiões, seja ele descrito como Profeta, Líder, Mestre, Iluminado, Filho de Deus ou o Próprio Deus, é reverenciado em muitas crenças, credos e culturas. O marco inicial do calendário ocidental é Seu Nascimento, o seu discurso Pacífico influencia os povos e nações, até os dias de hoje.

A renovação da vida é simbolizada pelos ovos de chocolate, em grande variedade e tipos. Os coelhos traduzem fertilidade, por sua capacidade de reprodução. O sacrifício de Cristo pelos homens é representado pelo cordeiro. A Paz e a presença do Espirito Santo são sinalizadas pela colomba pascal, bolo ou pão doce em formato de pomba.

Que tenhamos Bombas nesta páscoa, mas somente de chocolate. Consuma felicidade sem controle e distribua abraços inflacionados de carinho. Lavemos a nossa alma de intensa alegria descartando hipocrisia e indiferença. Que o amor reverta o ácido do ódio e ensine o respeito, a liberdade e a diversidade humana abolindo os conflitos.

Que a mensagem universal de Cristo – ressuscite os sonhos, traga luz, semeie a Paz e a boa vontade entre todos. E que este mesmo sentimento promova um tempo de reflexão interior por um futuro melhor, por um mundo sem fome e opressão. E que cada ser vivente faça sua parte e seja motivador de boas intenções. Neste domingo de páscoa, celebre o renovo, acredite que terá vitória na luta e viva, pois o ciclo do Rio da vida seguirá naturalmente, navegue e seja Feliz.

Feliz Páscoa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *